Sistema Plug
  • Nossas Rádios »
Você esta em: Curiosidades / Rádio - Seu Futuro
Plug WebStation
Rádio - Seu Futuro

Com a criação e evolução das tecnologias, equipamentos são criados e aprimorados. Essa evolução permitiu que o comércio pudesse romper barreiras e ir cada vez mais longe criando a necessidade cada vez maior de dispositivos móveis e portáteis.

Inicialmente os dispositivos eram únicos, entretanto, com o compartilhamento de componentes eletrônicos foi possível conjugar vários dispositivos num só.

Com o advento da telefonia móvel e a unificação de equipamentos às tecnologias de internet, televisão, dados, rádio, comércio eletrônico, entre outros estão disponíveis em um só equipamento, porém, muitos dos serviços ainda não são unificados.

Num futuro próximo todos os serviços de mídia estarão disponíveis através de um único serviço o qual poderá ser pleiteado perante as agências reguladoras a fim de proporcionar a convergência de conteúdos e serviços.

O Estado será responsável em modernizar os serviços atuais correndo o risco destes se tornarem obsoletos se assim não o fizer. Um exemplo são as emissoras de Rádio OM (Ondas Médias).

Estas, segundo pesquisas, se o Estado não “intervir”, estão com os “dias contados”, pois seus índices de audiência são cada vez menores. Em uma pesquisa recente, números apontam que apenas 3,5% dos brasileiros ouvem emissoras de Rádio OM.

O número de ouvintes contidos nestes 3,5% é dividido por todas elas o que torna a situação ainda mais dramática.

O Ministério das Comunicações e a Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações, estuda a possiblidade de migrar as emissoras de Rádio OM, para a frequência de FM, onde hoje estão os canais 5 e 6 TV.

Para que isso seja possível, os aparelhos receptores fabricados no país terão que mudar suas características técnicas, onde a faixa de sintonia do FM iniciar-se-á em 77,5 MHz. Atualmente inicia-se em 87,5 MHz.

O quadro exposto acima é reflexo de um único processo, que já está em curso e chama-se “Convergência de Serviços”, onde apenas uma operadora poderá ser responsável em fornecer em conjunto ou separadamente Telefonia, TV por assinatura, Internet (Banda Larga), Conteúdo de Áudio/Vídeo e Serviços de Dados.

As tecnologias atuais já permitem esses tipos de serviços, mesmo que em certos casos, com alguma deficiência. Entretanto, a legislação precisará de mudanças.

Ao proceder com as mudanças legislativas, o Estado não poderá deixar de “proteger” de modo legal, as concessionárias e permissionárias já existentes, garantindo seus direitos já adquiridos.

Este processo de “migração” leva tempo e estudos aprofundados estão sendo feitos por meio de pesquisas, consultas públicas, congressos, debates com especialistas do setor e outras formas.

Em resumo, podemos afirmar que o futuro do rádio será a Internet.

Depoimentos

Sem depoimento

» Deixe seu Depoimento
Clientes
Ibirá
Águas FM - 104,9 MHz
Niquelândia
Clube FM - 87,9 MHz
Barão
Rádio Figo FM - 87,5 MHz
» mais Clientes
Perguntas Frequentes

Após pedir a ''Migração'', é certeza que já poderei usar um dos canais da faixa atual do FM?

» veja a resposta
Consultar Processo
Verifique o andamento de seu processo no Ministério das Comunicações (MC) inserindo seu protocolo no campo abaixo.

Consultar Processo
expandir
Sistema Plug de Comunicações Ltda.
Rua Marechal Deodoro, 3624
CEP: 85.810-200 - Cascavel/PR
(45) 3326-2509
Booweb Soluções para Internet