Sistema Plug
  • Nossas Rádios »
Você esta em: Curiosidades / TV - No Brasil
Plug WebStation
TV - No Brasil

O COMEÇO -Nos anos 1950, a TV teve no Brasil um caráter de aventura, sendo os primeiros anos marcados pela aprendizagem, com improvisos ao vivo (não havia ainda o videotape

O alto custo do aparelho televisor - que era importado - restringia o seu acesso às classes mais abastadas. Os recursos técnicos eram primários, dispondo as emissoras apenas do suficiente para manter as estações no ar.

Assis Chateaubriand queria aumentar seu conglomerado de mídia, “Diários Associados”, e para isso, resolveu trazer a televisão para o Brasil. Como na época o equipamento não era produzido no país, toda a aparelhagem teve de ser trazida dos Estados Unidos.

Junto aos seus funcionários, foi buscar todos os equipamentos que chegaram por navio no porto de Santos no dia 25 de março de 1950, no litoral do estado de São Paulo. Os equipamentos eram todos encomendados da Radio Corporation of America (RCA).

Antes disso, já havia realizado uma pré-estréia com uma apresentação do Frei José Mojica, um padre cantor mexicano. As imagens geradas não passaram do saguão do prédio dos seus Diários Associados, que possuía alguns aparelhos de televisão instalados.

Em 10 de setembro, é realizada uma transmissão pela TV Tupi ainda em sua fase experimental. O conteúdo exibido era um filme onde o ex-presidente brasileiro Getúlio Vargas relatava seu retorno à vida política.

Então, no dia 18 de setembro de 1950, Assis realiza seu grande sonho: coloca no ar oficialmente a TV Tupi canal 3 de São Paulo, PRF-3 TV. O transmissor de televisão comprado da RCA foi colocado no topo do prédio Banco do Estado de São Paulo.

ANOS 60 -Com a evolução técnica das emissoras, o videotape chega finalmente às emissoras brasileiras em 1960, trazido pelo humorista Chico Anysio, permitindo que os erros ao vivo fossem previamente corrigidos, que um programa pudesse ser gravado num horário diferente do horário de sua exibição, e ainda que o mesmo programa pudesse ser reprisado diversas vezes.

O videotape (VT) permitiu a inauguração no país de mais 27 novas emissoras, com 80% da programação exibindo em VT as produções realizadas no eixo Rio-São Paulo.

As primeiras transmissões de televisão via satélite no Brasil ocorreram em 1965. Nesse mesmo ano, em 26 de abril, entrava no ar a TV Globo do Rio de Janeiro, que mais tarde formaria a Rede Globo. Em 1967, a TV Bandeirantes de São Paulo começava as suas transmissões.

Surge em 1960 a TV Excelsior de São Paulo, que viria revolucionar os padrões então existentes. A emissora introduziu uma filosofia de programação visando à industrialização de seus produtos televisivos e à valorização do profissional da área. O foco principal era a produção de telenovelas.

ANOS 70 -A Copa do Mundo de 1970, no México, chegou em cores no Brasil em transmissão experimental para as estações da Embratel, que retransmitia para os raros possuidores de televisão colorida no Brasil.

A Embratel reuniu convidados na sua sede no Rio de Janeiro, em São Paulo (no Edifício Itália) e em Brasília. O sinal, recebido em NTSC (padrão americano), era convertido para PAL-M e captado por aparelhos de TV instalados nas três cidades.

Poucos puderam assistir aos jogos em cores. Na TV Globo havia, na época, apenas um aparelho de TV em cores.

ANOS 80 -Em julho de 1980, o governo declarou peremptas as concessões de sete emissoras da Rede Tupi, inclusive as cabeças de rede em São Paulo e Rio de Janeiro, provocando o fim da mais tradicional emissora de TV do país.

Os empresários Sílvio Santos e Adolpho Bloch ganharam as concessões dos canais de televisão vagos com o fim das TVs Tupi e Excelsior, após vencerem concorrência pública, da qual também participaram os grupos Abril, Capital, Visão e Jornal do Brasil.

Sílvio Santos lançou o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), em 1981, de programação eminentemente popularesca, cujo carro-chefe durante vários anos foi o programa de auditório dominical apresentado pelo próprio Sílvio Santos. Em 1983, surgiu a Rede Manchete, de propriedade de Bloch, voltada para o público de maior escolaridade e renda.

Em 1981, a Rede Globo ganhou pela primeira vez o Prêmio Emmy Internacional, na categoria Popular Arts, com o especial infantil Vinícius para Criança - A Arca de Noé. No ano seguinte, a emissora recebeu novamente o prêmio, desta vez com o especial Morte e Vida Severina, baseado na obra de João Cabral de Melo Neto.

ANOS 90 -A disputa pela audiência entre as grandes redes de televisão acirrou-se a partir de 1990. Ainda que tenha mantido a liderança nos índices durante a maior parte da década, a Rede Globo enfrentou a concorrência da Rede Manchete e do SBT.

Esporadicamente, a Rede Manchete chegou a liderar a audiência nas maiores praças, com programas como a novela Pantanal e o jornalístico Documento Especial. Já o SBT apresentava na sua grade telenovelas produzidas no México e programas de apelo popular como o humorístico A Praça É Nossa, o jornalístico Aqui Agora e o programa de auditório Domingo Legal.

Nessa década houve o advento das redes em UHF. A MTV Brasil estreou em 1990. Em 1994, entra no ar a Rede Mulher (atual Record News) e, em 1995, a Rede Vida.

Também nesse período, a TV Cultura e a TV Record, ambas com sede em São Paulo, mais a CNT do Paraná, passaram a transmitir em rede.

Com início das operações da TVA, em 1991, surgiram as primeiras emissoras de TV por assinatura no Brasil. O setor de TV por assinatura, dominado pelos grupos brasileiros Abril e Globo e pelo conglomerado norte-americano News Corporation, apresentou crescimento tímido em seus primeiros quinze anos, e só viria a crescer mais tarde, impulsionado pela venda associada, por parte das operadoras, de serviços de banda larga de Internet.

ANOS 2000 -A primeira década do século XXI foi marcada, na televisão brasileira, pelo advento dos reality-shows, dentre os quais se destacaram Casa dos Artistas, no SBT; No Limite e Big Brother Brasil, ambos na Rede Globo; e mais O Aprendiz e A Fazenda, ambos da Rede Record.

Já a audiência das telenovelas, em especial as veiculadas pela Rede Globo, sofreram queda acentuada. Entre outros fatores, credita-se a crise na audiência das telenovelas ao crescimento da TV paga e da Internet residencial.

2007 – Dá-se início a era Digital.

 

Depoimentos

Sem depoimento

» Deixe seu Depoimento
Clientes
Ibiaçá
Ibiaçá FM - 104,9 MHz
Alto Paraíso
Paraíso FM - 87,9 MHz
Itariri
Shalon FM - 87,9 MHz
» mais Clientes
Perguntas Frequentes

Qual a potência máxima de um canal de rádio comunitária?

» veja a resposta
Consultar Processo
Verifique o andamento de seu processo no Ministério das Comunicações (MC) inserindo seu protocolo no campo abaixo.

Consultar Processo
expandir
Sistema Plug de Comunicações Ltda.
Rua Marechal Deodoro, 3624
CEP: 85.810-200 - Cascavel/PR
(45) 3326-2509
Booweb Soluções para Internet