18 Anos
Mais de 400 Clientes

TV Por Assinatura > Projetos e Instalação > Headend

O QUE É

O “headend” é o centro tecnológico que faz a recepção, processamento, geração e transmissão de sinais audiovisuais aos assinantes. São fornecidos sinais de televisão codificados ou não de acordo com pacotes de serviços contratados.

Nele as prestadoras recebem os sinais de áudio e vídeo via satélite ou por microondas, convertem para as frequências condizentes para a ocasião e distribuem para seus assinantes.

O Headend é composto principalmente por antenas parabólicas de recepção satelital, que através de receptores processam estes sinais de áudio e/ou áudio e vídeo, além de codificadores de sinal analógico para digital (canais locais), demoduladores de sinal de televisão (áudio e vídeo), processador dos sinais digitais, controlador de acesso condicional (embaralhador), transmissor de televisão (Wireless), amplificadores de sinais (TV a Cabo), antena de transmissão (Wireless).

Após outorgado o serviço a prestadora terá que apresentar o projeto de instalação onde conterá detalhadamente os equipamentos, suas tecnologias de comunicação, o atendimento aos padrões de qualidade e o cronograma de instalação.

O custo para implantação de um headend de televisão por assinatura é variável de acordo com a tecnologia adotada pela prestadora e o número de canais a serem disponibilizados para os assinantes.