ANATEL E UNB INICIAM PROJETO PARA LABORATÓRIO DE TECNOLOGIAS EM REDES ABERTAS

Iniciativa compreende a cooperação técnica para implementação de ambiente laboratorial para desenvolvimento de estudos, simulações computacionais de compatibilidade e convivência entre sistemas de radiocomunicação

Publicado por: Sistema Plug | 01 de Fevereiro de 2024 às 14:22:58

Fonte Imagem: Anatel


Compartilhe


a terça-feira, 30/01, a Gerência de Planejamento Estratégico (PRPE) realizou a reunião de kick-off do projeto “Laboratório de Tecnologias Abertas”, resultante do Projeto Estratégico “Estratégias para novas tecnologias e Open RAN”, liderado pela Superintendência de Outorga e Recursos à Prestação (SOR). 

A iniciativa compreende a cooperação técnica com a Universidade de Brasília (UnB) para implementação de ambiente laboratorial para desenvolvimento de estudos, simulações computacionais de compatibilidade e convivência entre sistemas de radiocomunicação. 

Sob a coordenação do superintendente executivo, responsável pela gestão do Portfólio de Projetos Estratégicos, a cooperação entre a Anatel e a UnB foi assinada em dezembro de 2023 por meio de um Termo de Execução Descentralizada (TED), prevendo-se também a realização de experimentações e avaliações técnicas de padrões de redes de telecomunicações, em especial, para o desenvolvimento de tecnologias de redes abertas, redes virtualizadas e aplicações baseadas em inteligência artificial e realidade virtual/aumentada. 

O TED tem o prazo de duração de 30 meses e contém 9 metas destinadas a realizar estudos e testes que auxiliarão a Anatel nas contribuições brasileiras perante organismos internacionais como UIT, Citel, entre outros. Ainda prevê os trabalhos iniciais para a implantação de um laboratório para pesquisas deste tipo no futuro. 

A operacionalização e o acompanhamento dos trabalhos serão realizados de forma conjunta entre a Superintendência de Outorga e Recursos à Prestação (SOR) e a Superintendência de Planejamento e Regulamentação (SPR). Os temas de estudo serão definidos em função das necessidades da atuação internacional da Anatel. 

“Estamos muito empolgados e reconhecemos o caráter promissor do projeto que, inclusive, será apresentado pela Anatel em um dos painéis do Mobile World Congress (MWC) 2024, a ser realizado em Barcelona, Espanha, no final de fevereiro de 2024”, afirmou o superintendente executivo, Abraão Balbino. 

“É o primeiro passo para tornar a UnB um dos centros de excelência em tecnologias abertas de comunicações, contando com a cooperação e a expertise dos técnicos da Anatel”, complementou Marcelo Monteiro, gerente de Planejamento Estratégico. 

O assessor da SPR, Roberto Hirayama, considera a importância do projeto quanto ao “desenvolvimento de capacidades internas no Brasil e a de influenciar nas discussões internacionais relativas às tecnologias abertas, bem como o protagonismo que o País pretende ter”. 

Por sua vez, Vinícius Caram, superintendente de Outorga e Recursos à Prestação, considera o avanço deste TED no sentido de “partir para algo mais concreto, não só de testes ou simulações, até mesmo, quem sabe, gerar um produto ou equipamento e contar com a ajuda da UnB para realizar simulações, testes e relações de convivência em estudos para o 6Ghz e o Direct-to-Device”. 

O acompanhamento do TED será realizado pelo coordenador de Processo de Engenharia e Uso Eficiente de Espectro da SOR, Frederico Fernandes Neves, e pelo assessor da SPR, João Alexandre Moncaio Zanon. 

Pela Universidade, estiveram presentes o professor Luís Fernando Molinaro, diretor do Centro de Políticas, Direito, Economia e Tecnologias das Comunicações da UnB, e os professores Paulo Henrique Portela, Antonio José Ribeiro dos Santos, Robson Vieira e Priscila Barreto. 

O próximo passo do projeto será a realização da primeira oficina, em 05/02, com representantes da Agência para mapeamento dos fóruns e reuniões para os quais a Anatel necessitará de subsídios para elaboração de contribuições a respeito de itens de pesquisa e inovação acadêmica específicos e elaboração do Primeiro Planejamento Semestral de Atividades para o ano de 2024.

Fonte da notícia: Anatel

Link da notícia

ASSINE NOSSA NEWSLETTER


Cadastre-se para receber conteúdos exclusivos do Blog do SISTEMA PLUG por email.

Eu concordo com a Política de Privacidade do Blog SISTEMA PLUG.

O Blog do SISTEMA PLUG oferece conteúdo exclusivo sobre Publicações de notícias do DOU, legislação, consulta de planos básicos referentes a Rádio, TV's e Internet.

Tudo para ajudar a sua estação.


SISTEMA PLUG DE COMUNICAÇÕES LTDA

RUA MARECHAL DEODORO, 3624

CEP: 85.810-200 - CASCAVEL/PR


(45) 3326-2509


[email protected]


2000 - 2020 | © Copyright | Plug Consultoria e Projetos - Todos os direitos reservados