Nesta primeira fase, pretende-se obter subsídios para a definição de um framework de iniciativas ligadas à promoção de investimento verde no setor de telecomunicações
Publicado por: Sistema Plug | 22 de Abril de 2025 às 11:13:09
Fonte Imagem: Anatel
A Anatel, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o consórcio formado pelas empresas Ecoa e Colin Consultoria apresentaram nessa quarta-feira (16/4), em webinar, os resultados do trabalho de uma parceria estratégica que tem como objetivo promover investimentos verdes e boas práticas ambientais no setor de telecomunicações, alinhadas à agenda ESG (Ambiental, Social e Governança).
Essa colaboração visa a apoiar a Anatel no diagnóstico e na elaboração de ações que fomentem boas práticas sustentáveis no setor. Uma das iniciativas é a criação de um selo ESG específico para o setor, conforme determinado pelo Conselho Diretor da Anatel, após proposição do Conselheiro Alexandre Freire, líder do tema, no âmbito do Regulamento Geral de Defesa dos Consumidores.
”A agenda ESG deixou de ser apenas uma tendência e se tornou uma prioridade para diversos setores e o setor de telecomunicações não poderia ficar de fora. O setor tem um papel fundamental na transição para uma economia mais sustentável e resiliente, contribuindo diretamente para a mitigação das mudanças climáticas e para o desenvolvimento econômico e social do país. Desde o início do meu mandato, não tenho poupado esforços para acelerar as práticas ESG, com atenção especial na promoção da sustentabilidade ambiental e na implementação de inovação digital verde”, disse Freire.
Pretende-se que o futuro selo leve em consideração, a emissão de gases de efeito estufa, features de eficiência energética (características, tecnologias ou práticas implementadas em sistemas, equipamentos e infraestruturas para reduzir o consumo de energia sem comprometer o desempenho), consumo de energia e medidas de economia circular (uso de materiais recicláveis na cadeia produtiva e Incentivos ao descarte correto).
Nesta primeira fase, pretendeu-se identificar e compreender as práticas de sustentabilidade e ações climáticas aplicáveis ao setor de telecomunicações com representatividade holística, incluindo prestadores de serviço, fabricantes, reguladores, agências governamentais, organizações internacionais e bancos multilaterais.
Essa parceria reflete o compromisso da Anatel em alinhar suas ações aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), incorporando práticas ESG em suas atividades regulatórias e promovendo um setor de telecomunicações mais sustentável e responsável.
A iniciativa é, ainda, parte das ações do Projeto Estratégico Governança 4.0 ESG, conduzido pela SUE após ser aprovado pelo Conselho Diretor, que consiste em projetos essenciais para realizar a visão de futuro e o cenário-alvo definidos no Plano Estratégico da Anatel, cujo propósito é proporcionar valor público à sociedade.
Empresas prestadoras de serviços de telecomunicações, fabricantes de equipamentos, operadores de data centers e demais instituições ligadas ao setor podem participar da fase de diagnóstico para a elaboração do Selo Climático ESG ANATEL-BID por meio da "Consulta Colaborativa com o Setor TIC", acessível até o dia 22 de abril, pelo Formulário de Participação.
Assista ao vídeo do webinar sobre o assunto.
Fonte da notícia: Reprodução Anatel
O Blog do SISTEMA PLUG oferece conteúdo exclusivo sobre Publicações de notícias do DOU, legislação, consulta de planos básicos referentes a Rádio, TV's e Internet.
Tudo para ajudar a sua estação.
2000 - 2020 | © Copyright | Plug Consultoria e Projetos - Todos os direitos reservados