HUAWEI PLANEJA CONTRA-ATAQUE A RESTRIÇÕES DO BRASIL NO 5G

Por: Roque Lander Menegais | 12 de Novembro de 2020 às 20:08:37


Compartilhe


A Huawei não pretende ficar parada esperando que seja excluída dos processos de implementação de infraestrutura 5G no Brasil após o anúncio do governo de apoio à Clean Network. De acordo com matéria do jornal O Globo, a empresa, que tem 40% de participação no mercado nacional, já está se preparando para entrar na justiça – o que pode atrasar (ainda mais) o leilão previsto para abril ou maio de 2021, a exemplo do ocorrido na Suécia. O veículo ainda indica que uma fonte ligada à chinesa lamenta o cenário, mas que a companhia não medirá esforços para se defender.

O governo do país asiático também se manifestou a respeito do caso, cuja embaixada afirmou que a Clean Network "é discriminatória, excludente e política. É de fato uma 'rede suja', e sinônimo de abuso do pretexto da segurança nacional por parte dos EUA para promover guerra fria tecnológica e bullying digital" – citando, ainda o esquema de espionagem global revelado por Edward Snowden em 2013, empreendido pelos Estados Unidos.

Embaixada chinesa citou esquema de espionagem dos EUA revelado por Snowden.Embaixada chinesa citou esquema de espionagem dos EUA revelado por Snowden.Fonte:  Reprodução 

Operadoras brasileiras estariam ao lado da Huawei, e Fabro Steibel, diretor executivo do centro de pesquisa ITS Rio, aponta que problemas podem estar à vista: "Se o Brasil barrar a Huawei, a telefonia para, porque mais da metade da infraestrutura de rede hoje é baseada em equipamentos deles. Além disso, o preço dos serviços subiria. Eles estão na cobertura de redes 2G, 3G e 4G."

Flavia Lefrève, especialista em telecomunicações, indica algo semelhante: "Grande parte dos equipamentos e redes da Vivo e da TIM são da Huawei. Uma restrição aos chineses implica custos para as empresas e adaptação de infraestrutura."

Grande parte da infraestrutura no Brasil é da Huawei.Grande parte da infraestrutura no Brasil é da Huawei.Fonte:  Pixabay 

Motivação ideológica

Restrições à Huawei devem ser postas até o fim do ano, ainda na gestão de Donald Trump, diz, ainda, O Globo, apontando uma fonte do governo brasileiro não revelada. Caso Biden adote uma postura diferente, mais as coisas se complicam. Além disso, o Gabinete de Segurança Institucional já estaria trabalhando em novas políticas de segurança.

"É legítimo um país proibir determinado provedor, mas quando há evidências de riscos à segurança nacional, que não existem ainda. Ao contrário, as tecnologias da Huawei já são amplamente utilizadas pelas teles brasileiras sem problemas. A adesão à Clean Network é motivada por um raciocínio ideológico", ressalta Luca Belli, professor da Fundação Getulio Vargas (FGV).

A Huawei, por sua vez, não se manifestou publicamente.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER


Cadastre-se para receber conteúdos exclusivos do Blog do SISTEMA PLUG por email.

Eu concordo com a Política de Privacidade do Blog SISTEMA PLUG.

O Blog do SISTEMA PLUG oferece conteúdo exclusivo sobre Publicações de notícias do DOU, legislação, consulta de planos básicos referentes a Rádio, TV's e Internet.

Tudo para ajudar a sua estação.


SISTEMA PLUG DE COMUNICAÇÕES LTDA

RUA MARECHAL DEODORO, 3624

CEP: 85.810-200 - CASCAVEL/PR


(45) 3326-2509


[email protected]


2000 - 2020 | © Copyright | Plug Consultoria e Projetos - Todos os direitos reservados