GOVERNO ANUNCIA PLANO DE RETOMADA DO TURISMO

Programa está organizado em eixos que vão da preservação de empregos à implantação de biossegurança e incentivo às viagens

Por: Roque Lander Menegais | 12 de Novembro de 2020 às 19:38:40


Compartilhe


O Presidente Jair Bolsonaro participou, nesta terça-feira (10), do lançamento do plano Retomada do Turismo. A iniciativa tem o objetivo de retomar o turismo brasileiro com segurança e responsabilidade e recuperar o setor do impacto socioeconômico causado pela Covid-19, com a paralisação das atividades.

“Ninguém tem o que nós temos. Não é só de riquezas minerais, biodiversidade, campos agricultáveis. Temos regiões turísticas também, uma fortuna. Nós temos que nos fortalecer, e como fortalecer? Liberando a economia, livre mercado. Dando liberdade para quem quer trabalhar”, afirma o Presidente.

O plano traz projetos e ações que buscam resultados efetivos e concretos para a área até 31 de julho de 2021. As iniciativas reúnem esforços da iniciativa pública e privada, do terceiro setor e também do Sistema S, que inclui o Sesc, o Senai, o Sesi e o Sebrae.

“Ninguém tem o que nós temos. Não é só de riquezas minerais, biodiversidade, campos agricultáveis. Temos regiões turísticas também, uma fortuna. Nós temos que nos fortalecer, e como fortalecer? Liberando a economia, livre mercado. Dando liberdade para quem quer trabalhar”, afirma o Presidente

O programa para a retomada do turismo está organizado em quatro eixos: preservação de empresas e empregos no setor de turismo; melhoria da estrutura e da qualificação de destinos; implantação de protocolos de biossegurança; e promoção e incentivo às viagens.

As ações vão desde o reforço na concessão de linhas de crédito para capitalizar empresas do setor e preservar empregos até obras de melhoria da infraestrutura dos destinos turísticos. Também estão previstos o incentivo ao turismo natural e cursos sobre protocolos sanitários e melhoria da qualificação profissional.

Nova Campanha

Para promover a Retomada do Turismo, também foi lançada a campanha “Viaje com responsabilidade e redescubra o Brasil”. É uma série de vídeos voltada à promoção dos destinos turísticos brasileiros que será veiculada em todo o país.

Medidas para reduzir os impactos econômicos no turismo

Para reduzir os impactos econômicos por conta da Covid-19 no setor do turismo, o Governo Federal tomou uma série de medidas. Além de focar na manutenção dos postos de trabalho, por meio do pagamento do Auxílio Emergencial, da flexibilização da jornada de trabalho e da suspensão temporária do contrato de trabalho, editou Medida Provisória para garantir os direitos do consumidor para remarcação de serviços turísticos e eventos e, ao mesmo tempo, evitar a falência dos prestadores de serviços.

O Governo Federal também destinou R$ 5 bilhões para crédito de empreendimentos cadastrados no Cadastur, o cadastro dos prestadores de serviços turísticos, para possibilitar a sobrevivência das empresas.

No evento, o Ministério do Turismo também lançou o Selo Turismo Responsável. O Brasil foi um dos 10 primeiros países no mundo a ter protocolos oficiais de biossegurança para o setor.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER


Cadastre-se para receber conteúdos exclusivos do Blog do SISTEMA PLUG por email.

Eu concordo com a Política de Privacidade do Blog SISTEMA PLUG.

O Blog do SISTEMA PLUG oferece conteúdo exclusivo sobre Publicações de notícias do DOU, legislação, consulta de planos básicos referentes a Rádio, TV's e Internet.

Tudo para ajudar a sua estação.


SISTEMA PLUG DE COMUNICAÇÕES LTDA

RUA MARECHAL DEODORO, 3624

CEP: 85.810-200 - CASCAVEL/PR


(45) 3326-2509


[email protected]


2000 - 2020 | © Copyright | Plug Consultoria e Projetos - Todos os direitos reservados