18 Anos
Mais de 400 Clientes

A Plug > Curiosidades > Telefone Fixo

Há controvérsias sobre a invenção do telefone fixo que em geral é atribuído a Alexander Graham Bell. Entretanto a primeira demonstração pública foi em 1860 nos Estados Unidos através do Italiano Antônio Meucci.

No Brasil os primeiros telefones instalados foram no Rio de Janeiro em 1883. Campinas foi a terceira cidade do mundo a ter linha telefônica (logo após Chicago e Rio de Janeiro).

O Estado do Rio Grande do Sul, foi o primeiro a ter o serviço instalado. Isso ocorreu em 1885 com a criação da primeira empresa brasileira de telefone, chamada “Brazilian Telephone”.

Em 1889, logo depois esta empresa foi incorporada a uma empresa Alemã em Berlim que ganhou uma concessão de 30 anos (Brasilianische Elektrizitats Gesellschaft).

Em nosso país temos atualmente, segundo o IBGE, aproximadamente 70 milhões de domicílios. Levantamento do IBGE, aponta também, para um número próximo a 55 milhões de linhas de telefonia fixa (ridências e empresas), ativas.

Com a ampliação e aperfeiçoamento da rede de telefonia móvel, e também de dados móveis (3G – 4G), o acréscimo de novas linhas na base de telefonia fixa, se estagnou.