18 Anos
Mais de 400 Clientes

Internet > Wireless

REDE SEM FIO | WIRELESS

As redes sem fio estão cada vez mais populares pela sua facilidade de instalação e utilização. Com o avanço da rede sem fio foi permitido disponibilizar rede e acesso à Internet rapidamente em ambientes onde há demanda de mobilidade, quando não é possível instalar os cabos tradicionais, quando não existe viabilidade na instalação dos cabos ou simplesmente pela comodidade da utilização de dispositivos móveis em rede.

Toda rede sem fio usa ondas de rádio, da mesma forma que os telefones celulares, televisores e rádios, onde um transceptor (combinação de transmissor e receptor) envia e recebe sinais através de ondas de radiação eletromagnéticas pelo ar.

Desta forma a abrangência de uma rede sem fio está limitada até onde seu sinal poderá ser alcançado. Neste ponto, tem-se a atenuação, que é a diminuição da força dos sinais eletromagnéticos que se dispersa em todas as direções.

De toda sorte, o equipamento receptor também pode ser causador da redução do alcance da rede, se for móvel, pois trabalha com baterias e, normalmente, apresentam fonte de energia limitada.

Outro vilão da redução da área de atendimento de uma rede sem fio é a interferência de outros equipamentos que trabalham na mesma frequência.

Leva-se ainda em consideração a correção de erros, visto que a transmissão sendo por radiofrequência e sofrendo interferências deve ser capaz de detectar informações duplicadas, ou distorcidas.

Essas correções na maioria das vezes são responsáveis pela diminuição da quantidade de informação a ser trocada, bem como a velocidade em que elas ocorrem.

Como as redes sem fio estão aí no ar e são facilmente acessadas, tem-se ainda que levar em consideração a segurança dos dados que estão trafegando por ela, pressupondo que pessoas mal-intencionadas possam quebrar as senhas ou criptografias invadindo a rede e roubando dados importantes.

Uma rede sem fio é formada basicamente por equipamentos denominados de Access Point (Ponto de Acesso) e os equipamentos que se conectam com este equipamento.

A depender da área de cobertura que se busca, deve-se ampliar a quantidade de pontos de acesso ou a sua potência de transmissão e recepção.

São alguns exemplos de redes sem fio atualmente utilizadas a WLAN, Bluetooth, 3G, 4G, Wimax. Cada vez mais se estudam formas de se conectar os equipamentos com maior largura de banda e velocidade, é o exemplo da tecnologia de rede 5G que chegará em breve no mercado.

Tudo para possibilitar a sociedade moderna ter conteúdo com velocidade em qualquer dispositivo, tratado atualmente como a internet das coisas.