18 Anos
Mais de 400 Clientes

Rádio > Projetos > Licenciamento de Estações

O QUE É

Trata-se da emissão, por parte do MCTIC – Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações ou Anatel, do “documento/alvará”, denominado de Licença de Funcionamento, que dá o direito à exploração comercial e início oficial das transmissões de uma estação de radiodifusão.

Após o pagamento das taxas de PPDUR, TFI e TFF a permissionária ou concessionária, terá os dados técnicos de sua estação transmissora, cadastrados no sistema SRD do MCTIC e no sistema “Mosaico” da Anatel, possibilitando assim a expedição de tal documento.

Legenda: PPDUR – Preço Público Pelo Uso de Radiofrequência / TFI – Taxa de Fiscalização de Instalação / TFF – Taxa de Fiscalização de Funcionamento / SRD – Sistema de Rádio.

A respectiva Licença trará, dentre outras informações: o nome fantasia a ser utilizado pela emissora; o horário de seu funcionamento; altura de torre; transmissor; antena; número do Fistel; ETC.

 

QUANDO SOLICITAR

O Licenciamento de uma Estação Transmissora deve ser requerido após a aprovação dos projetos de características técnicas; instalação dos estúdios e sistema irradiante.

 

COMO PROCEDER E A QUEM REQUERER

Encaminhar laudos de vistoria técnica ao MCTIC, através de petição eletrônica no Sistema Eletrônico de Informações – SEI, (para primeiro licenciamento); ou a Anatel, no sistema “Mosaico”, nos casos de alterações técnicas (nova licença).

Os mesmos devem ser elaborados por profissional habilitado (engenheiro eletrônico).

 

LEGISLAÇÃO

FM - Regulamento Técnico para emissoras de Radiodifusão Sonora em Frequência Modulada da Anatel aprovado pela Resolução nº 067 de 12 de novembro de 1998 e suas alterações; Resolução nº 398 de 2005; Norma Técnica nº 03 de 1998.

OM e OT - Regulamento Técnico para a Prestação do Serviço de Radiodifusão Sonora em Onda Média e em Onda Tropical (faixa de 120 metros) da Anatel aprovada pela Resolução nº 116 de 25 de março de 1999 e alterações posteriores.