18 Anos
Mais de 400 Clientes

Rádio > Projetos > SARC

O QUE É

As emissoras que tem estúdio e planta transmissora instalados em locais diferentes deverão informar ao MCTIC – Ministério de Ciência, Tecnologia e/ou Anatel, Inovações e Comunicações, a forma como serão enviados os sinais do estúdio até o transmissor.

Algumas formas de interligação não necessitam de prévia autorização do MCTIC ou até mesmo da Anatel, tais como Linha Física ou Internet.

No entanto, se a opção de interligação for através de enlace (link), utilizando as faixas de frequências previstas para o Serviço Auxiliar de Radiodifusão e Correlatos (SARC), deverá ser elaborado estudo técnico para obtenção de autorização prévia dos órgãos reguladores.

Nesses casos, deverão ser encaminhados ao MCTIC – Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e/ou Anatel, requerimento solicitando o SARC, formulários padronizados, descritivo da forma de interligação, Anotação de responsabilidade técnica (ART), informações sobre as antenas e declarações da emissora e do profissional habilitado responsável pelo estudo técnico.

 

QUEM PODE ELABORAR

Esse tipo de projeto é competência de Engenheiros Eletrônicos e Engenheiros Eletricistas, devidamente inscritos no CREA.

 

QUANDO DEVE SER APRESENTADO

Os mesmos devem ser apresentados sempre que a emissora optar por instalação com estúdio e transmissores em local diferentes e com interligação utilizando enlace nas faixas de frequências previstas no SARC.

Também pode ser utilizado para interligar estúdio auxiliar da emissora ao estúdio principal, nesse caso devera respeitar algumas regras de localização do estúdio auxiliar.

Atualmente solicitações de SARC são encaminhadas para apreciação da Anatel e devem ser peticionadas eletronicamente pelo sistema “Mosaico”.

 

LEGISLAÇÃO

Portaria MC nº 985 de 05 de dezembro de 1994.

UTILIZAR LINK SEM LICENÇA E PROJETO DÁ MULTA!

Ligue. A Plug regulariza prá você!