18 Anos
Mais de 400 Clientes

TV Por Assinatura > DTH - Direct To Home

DTH – DIRECT TO HOME. É o serviço de Distribuição de Sinais de Áudio e Vídeo, Via Satélite. Trata-se da modalidade de serviço especial de televisão por assinatura, que utiliza satélites para a distribuição direta de seus sinais. Geralmente, são operadoras de cobertura nacional.

A exemplo do MMDS e da TV a Cabo o DTH também era um serviço de televisão por assinatura que deu lugar ao Serviço de Acesso Condicionado – SeAC e hoje integra esse serviço apenas como forma de conexão.

Qualquer empresa pode prestar o serviço desde que tenha sido constituída segundo as leis brasileiras de telecomunicações, e que tenha a sua sede e sua administração no País.

A OPERADORA, que é a empresa responsável pela grade de programação dos diversos programas a serem veiculados, transmite o sinal desde seu UPLINK CENTER (local de onde partem os sinais da PROGRAMADORA) diretamente para o satélite.

Por sua vez, o satélite emite este mesmo sinal diretamente para o assinante. Neste caso o assinante possui em seu domicílio uma antena e um decodificador específico para receber este sinal.

Os sinais de TV são enviados via satélite diretamente para os assinantes do serviço, com alta qualidade de som e imagem.

A recepção dos sinais é feita por meio de antena parabólica do tipo off-set, cujo diâmetro reduzido varia entre 45 e 90 centímetros, dentro de uma faixa de frequência denominada “Banda KU”, entre aproximadamente 10 a 13 GHz.

 

IMPORTANTE

As prestadoras do Serviço de DTH existentes no Brasil atualmente foram concessionadas por meio da Norma Técnica nº 08 de 1997.

Hoje, as empresas interessadas devem requerer a licença de SeAC (Serviço de Acesso Condicionado), que dará direito a exploração dos serviços de televisão por Assinatura.

Esta autorização dá o direito para explorar TV Por Assinatura por TVC (TV a Cabo), MMDS (Serviço de Distribuição de Sinais Multiponto Multicanal), DTH (Direct To Home – via satélite) e TVA (Serviço Especial de Televisão).

Principais prestadoras do DTH: Oi TV, Sky, Claro TV, Via Embratel.