19 Anos
Mais de 400 Clientes

Variedade > Ciencia

Fonte: Sputnik Brasil | Imagem: © Sputnik / Kirill Kalinnikov | Link Notícia

08/02/2019

Fatos engraçados sobre tabela periódica: de baralho a previsão científica

Em 8 de fevereiro se celebra 185º aniversário do nascimento do notável químico russo Dmitry Mendeleev que revolucionou a química 150 anos atrás criando a tabela periódica dos elementos.

Informações compartilhadas Sputnik Brasil

Em 1869, Dmitry Mendeleev publicou a primeira tabela periódica organizada, criada para ilustrar as tendências periódicas de dúzias de elementos conhecidos e demonstrar como eles estão relacionados uns com os outros.

A Sputnik reuniu fatos engraçados pouco conhecidos sobre esta descoberta revolucionária.

Jogando baralho com a química

Há quem diga que o momento "eureka" aconteceu quando Mendeleev estava jogando o seu jogo de cartas favorito, o Solitaire. O químico decidiu usar o formato do jogo para criar uma ordem na tabela periódica: no Solitaire as cartas estão organizadas tanto pelo naipe, horizontalmente, como pelos números, verticalmente.

Como resultado, ele organizou um conjunto de cartas representando os elementos conhecidos e escreveu o peso atômico e as propriedades do elemento nas cartas.

Em fevereiro de 1869, Mendeleev se esforçou por organizar as cartas com os elementos, experimentando várias sequências e finalmente reparando que havia algumas lacunas na ordem de peso atômico. Exausto, o químico adormeceu e viu a sua criação futura no sonho.

Elemento 115 existe menos que um segundo

A missão de Mendeleev continuou sendo desenvolvida ao longo dos tempos, já que outros cientistas ajustaram a tabela periódica descobrindo novos elementos. Atualmente, a tabela contém 118 elementos organizados em conformidade com os números atômicos. Os elementos 113, 115, 117 e 118, Nihonium, Moscovium, Tennessine e Oganesson, respectivamente, foram adicionados à sétima linha da tabela apenas em janeiro de 2016.

A maioria de isótopos dos elementos superpesados é instável e sofre deterioração num curto período de tempo. Por exemplo, o elemento 115 Moscovium é altamente radioativo e o seu mais estável isótopo, o moscovium-290, tem a meia-vida de 0.8 segundos.

 

Artificial vs. Natural

A tabela periódica tem 118 elementos confirmados, entre os quais 90 podem ser encontrados na natureza e os restantes são criados artificialmente. Technetium foi o primeiro elemento artificial na tabela, tendo sido descoberto por Carlo Perrier e Emilio Segre em 1937.

Nome da Argentina provém de elemento químico

Há quem afirme que a Argentina recebeu o seu nome do elemento conhecido como argentum em latim, tornando-se o único país chamado em honra de um elemento químico. A primeira menção do nome "Argentina" ocorreu no tempo das expedições de conquistadores portugueses e espanhóis no rio da Prata, no início do século XVI.

Predizendo elementos

Em 1871, tais elementos como o gallium, germanium e scandium eram desconhecidos, mas o químico russo deixou o espaço para eles na tabela e predisse o seu peso atômico e outras propriedades. Esses elementos foram descobertos 15 anos depois, cumprindo as características previstas básicas. Tal rigor na previsão contribuiu significativamente para a aceitação da tabela.



Notícias Relacionadas
Mulan: Manifestantes ameaçam boicote ao filme após protagonista declarar apoio para polícia em Hong Kong

Entretenimento

Mulan: Manifestantes ameaçam boicote ao filme após protagonista declarar apoio para polícia em Hong Kong

Irmãos Russo revelam qual X-Men sobreviveria ao estalar de dedos de Thanos

Entretenimento

Irmãos Russo revelam qual X-Men sobreviveria ao estalar de dedos de Thanos

Capitã Marvel deu dor de cabeça aos roteiristas de Vingadores: Ultimato

Entretenimento

Capitã Marvel deu dor de cabeça aos roteiristas de Vingadores: Ultimato

Nubank libera função débito para todos os usuários da NuConta

Tecnologia

Nubank libera função débito para todos os usuários da NuConta