19 Anos
Mais de 400 Clientes

Variedade > Educacao

Fonte: Agencia Brasil | Imagem: Foto: Arte EBC | Link Notícia

02/05/2019

Educação pelo Mundo: o que Singapura e Índia têm a nos ensinar

Os dois países asiáticos investem em pesquisa e tecnologia

Informações Compartilhadas Agencia Brasil

Experiências bem-sucedidas que possam servir de inspiração para a educação brasileira. Em busca desses exemplos, a repórter da Agência Brasil Mariana Tokarnia fará parte, durante 12 dias, de uma missão técnica internacional composta de reitores e representante de instituições de ensino superior brasileiras.

A repórter conhecerá iniciativas em Singapura - uma cidade-Estado que ocupa o primeiro lugar em avaliações educacionais internacionais – e na Índia - um dos países mais populosos do mundo e com alta expectativa de crescimento econômico. 

A programação inclui cursos, visitas guiadas e palestras em instituições de ensino e entidades de educação dos dois países. A jornalista viaja a convite do Semesp, entidade que representa mantenedoras de ensino superior do Brasil.   

O primeiro destino será Singapura, pequeno país asiático com território de 721,5 km² - 30 vezes menor que Sergipe, o menor estado brasileiro. O país conta com uma população de 5,6 milhões de habitantes. Singapura ocupa o primeiro lugar no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), principal referência internacional de qualidade da educação, aplicado a estudantes de 15 anos de 70 países.  

No ensino superior, Singapura conta com 34 universidades – duas delas se destacam em rankings internacionais entre as melhores do mundo, a National University of Singapore (NUS) e a Nanyang Technological University, segundo o QS Top University Ranking e o Times Higher Education.

Na Índia, gigante com uma população de 1,3 bilhão de habitantes, a missão passará por Bangalore, cidade considerada o Vale do Silício indiano, e pela capital do país, Nova Déli.

Em educação, o país apresenta grandes disparidades, ao mesmo tempo que tem um dos maiores sistemas de educação superior do mundo registra altos índices de analfabetismo - cerca de 25% da população.

Segundo a OCDE, a expectativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), soma das riquezas produzidas pelo país, de 7,4% até 2020, coloca a Índia em primeiro lugar no ranking divulgado pela organização em março deste ano.  

Taj Mahal, um dos mais conhecidos monumentos do país e que inspirou Jorge Ben Jor em música de mesmo nome, também fará parte da viagem.



Notícias Relacionadas
Maior parte dos estudantes de universidades federais é de baixa renda

Educacao

Maior parte dos estudantes de universidades federais é de baixa renda

Estudantes têm até hoje para se inscrever no Enem 2019

Educacao

Estudantes têm até hoje para se inscrever no Enem 2019

Inep tem novo presidente

Educacao

Inep tem novo presidente

PIB cai 0,1% no primeiro trimestre do ano

Economia

PIB cai 0,1% no primeiro trimestre do ano