19 Anos
Mais de 400 Clientes

Variedade > Economia

Fonte: Agencia Brasil | Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil | Link Notícia

07/06/2019

Produção de veículos tem alta de 29,9% em maio

A produção de veículos teve alta de 29,9% em maio em comparação com o mesmo mês de 2018. Segundo o balanço da Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), foram montados ao longo de maio 275,7 mil unidades, contra 212,3 no mesmo período do ano passado. Em relação a abril, o crescimento na fabricação foi de 3,1%.

Informações Compartilhadas Agencia Brasil

O presidente da Anfavea, Luiz Carlos Moraes, ponderou que o crescimento expressivo no mês acontece devido à comparação com um mês ruim para a indústria, que foi prejudicado pela greve dos caminhoneiros, em maio do ano passado. “Parte desse crescimento é porque a base de maio do ano passado teve oito dias de impacto”, disse.

No acumulado de janeiro a maio, o setor registrou uma expansão de 5,3% em comparação com os primeiros cinco meses de 2018. Foram fabricados neste ano 1,24 milhão de veículos, enquanto no mesmo período do ano passado foram 1,17 milhão de unidades.

A fabricação de caminhões teve uma alta de 51,3% em maio, com a montagem de 11,2 mil unidades. No acumulado de janeiro a maio, o setor registra um crescimento de 10,9% em relação ao mesmo período de 2018, com a produção de 45,4 mil caminhões.

Vendas

De janeiro a maio, as vendas de caminhões tiveram alta de 48,5%, com a comercialização de 39,1 mil unidades.

As vendas de veículos tiveram alta de 21,6% em maio na comparação com o mesmo mês do ano passado. Foram comercializadas no período 245,4 mil unidades. Em relação a abril, o crescimento nos emplacamentos foi de 5,8%. No resultado acumulado dos primeiros cinco meses de 2019, foram licenciados 1,08 milhão de veículos, uma expansão de 12,5%.

Exportações

As exportações caíram 30,7% no mês passado em comparação com maio de 2018. Foram vendidas para o exterior 60,8 mil unidades. De janeiro a maio, foram vendidos para outros países 181,6 mil veículos, uma queda de 42,2% em relação aos 314,1 mil exportados nos primeiros cinco meses do ano passado. De acordo com o presidente da Anfavea, as vendas para o exterior continuam sofrendo o impacto da retração do mercado argentino, principal comprador dos carros brasileiros.

Emprego

O número de pessoas trabalhando na indústria automotiva registra retração de 1,8% em maio na comparação com o nível de emprego do mesmo mês de 2018. O último balanço aponta para 130 mil pessoas empregadas no setor, uma ligeira queda (0,2%) em relação a abril.



Notícias Relacionadas
Governo Bolsonaro avança para 'acabar' com a tomada de três pinos

Tecnologia

Governo Bolsonaro avança para 'acabar' com a tomada de três pinos

1º celular com 64 MP deve ser da Xiaomi, indica código da MIUI 10

Tecnologia

1º celular com 64 MP deve ser da Xiaomi, indica código da MIUI 10

Brasil tem três gols anulados, só empata com a Venezuela e ouve vaias em Salvador

Esporte

Brasil tem três gols anulados, só empata com a Venezuela e ouve vaias em Salvador

Com gol de Marta, Brasil bate Itália e se garante nas oitavas da Copa do Mundo Feminina

Esporte

Com gol de Marta, Brasil bate Itália e se garante nas oitavas da Copa do Mundo Feminina