20 Anos
Mais de 400 Clientes

Variedade > Economia

Fonte: Agencia Brasil | Imagem: Arquivo/Agência Brasil | Link Notícia

12/06/2019

BNDES reestrutura áreas-chave para enfrentar desafios da economia

Com o objetivo de dar uma resposta mais rápida aos novos desafios do desenvolvimento econômico e social do Brasil, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou nesta terça-feira (11) a aprovação da reestruturação de algumas de suas áreas-chave.

Informações Compartilhadas Agencia Brasil

As mudanças preveem a simplificação de processos, inclusive no âmbito da carteira de subsidiária BNDES Participações (BNDESPAR), além de "facilitar a atuação do banco no apoio aos governos federal, estaduais e municipais, especialmente na área de infraestrutura", informou a assessoria de imprensa da instituição.

A reestruturação implica também em agilizar o financiamento ao setor empresarial, com destaque para as empresas de pequeno e médio porte, "promovendo a inovação, melhora de gestão e aumento da produtividade da economia brasileira".

Com essa meta, a atual diretoria de Investimento será reformulada e dividida em duas. Uma ficará responsável pelas áreas de privatização e estruturação de projetos, relacionamento institucional e internacional do banco, atendendo demandas do governo. Está incluída nessa nova diretoria a participação do BNDES na estruturação da venda de ações da União em empresas privadas, bem como a venda de outros ativos ou empresas, de acordo com demanda do Ministério da Economia e do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI).

A segunda diretoria cuidará do alinhamento da carteira da BNDESPAR às necessidades do banco. Essa diretoria responderá pela venda de participações do BNDES em empresas listadas e não listadas. O fomento do mercado de capitais seguirá como um dos objetivos do banco.

Também a área industrial, ligada à diretoria de Empresas, será dividida em duas superintendências, que oferecerão aos clientes todas as linhas de crédito do BNDES. A área de Comércio Exterior teve a dimensão reduzida, passando a ser um departamento de produtos voltados à exportação, esclareceu a assessoria.

De acordo com o banco, as alterações promovidas não representarão aumento de gastos, uma vez que os custos adicionais foram compensados com a redução de cargos e departamentos. Com a reformulação, a participação feminina subiu de quatro para sete nos 20 cargos de chefia de áreas existentes, ampliando a representatividade das mulheres na alta administração do BNDES.



Notícias Relacionadas
Confiança do comércio sobe 1,7 ponto em fevereiro

Economia

Confiança do comércio sobe 1,7 ponto em fevereiro

Bancos fecham na segunda e terça-feira de carnaval

Economia

Bancos fecham na segunda e terça-feira de carnaval

Inflação da construção sobe para 0,35% em fevereiro

Economia

Inflação da construção sobe para 0,35% em fevereiro

Coronavírus: mais passageiros deixam navio de cruzeiro no Japão

Mundo

Coronavírus: mais passageiros deixam navio de cruzeiro no Japão