19 Anos
Mais de 400 Clientes

Variedade > Mundo

Fonte: Sputnik Brasil | Imagem: Silva/Agência Brasil | Link Notícia

09/08/2019

Brasil, Portugal e mais 6 países inauguram projeto de observação da Bai?a de GuanabaraTomaz

O Centro Internacional de Investigação do Atlântico (AIR Centre) inaugura suas instalações na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) na sexta-feira (8) com um projeto-piloto de monitoramento da Bai?a de Guanabara.

Informações Compartilhadas Sputnik Brasil

O evento contará com a presença de Manuel Heitor, ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal, e de Denise Pires de Carvalho, reitora da UFRJ.

O Air Centre é uma iniciativa de África do Sul, Angola, Brasil, Cabo Verde, Espanha, Nigéria e Portugal e tem como o foco a pesquisa sobre mudanças climáticas, sistemas de energia, ciências espaciais e de dados no Oceano Atlântico. Além da inauguração no Parque Tecnológico da UFRJ, o projeto de cooperação internacional terá uma unidade em Salvador, em parceria com pesquisadores da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

A unidade baiana do projeto desenvolverá atividades nas áreas da observação da Terrae aplicações computacionais, incluindo o recurso a metodologias de inteligência artificial no apoio às pescas, na monitoração de padrões de biodiversidade e na gestão do risco.

O professor Luiz Landau, da Coppe/UFRJ, integra o Air Centre e afirma que o projeto de monitoramento Bai?a de Guanabara conta com censores e radares que podem detectar óleo e plástico nas águas da região. "Queremos usar [o projeto] como exemplo de ações que podem ser extendidas e ampliadas na Baía de Guanabara ou levada para baías de outras cidades", afirma à Sputnik Brasil.

Landau, que é coordenador do Laboratório de Métodos Computacionais em Engenharia da Coppe, diz que o objetivo do Air Centre é "conectar" pesquisadores e grupos dos países participantes. Ele ressalta que apesar do questionamento do aquecimento global feito por membros do governo de Jair Bolsonaro (PSL), o Air Centre seguirá pesquisando as mudanças climáticas e trata o assunto como uma "prioridade".



Notícias Relacionadas
Governo quer mais pesquisa em mineração e energia

Economia

Governo quer mais pesquisa em mineração e energia

Standard & Poors eleva perspectiva de crédito da Petrobras

Economia

Standard & Poors eleva perspectiva de crédito da Petrobras

Seguradora quer reverter decisão do governo de extinguir Dpvat

Economia

Seguradora quer reverter decisão do governo de extinguir Dpvat

Éverton Ribeiro quer Flamengo focado na semifinal do Mundial

Esporte

Éverton Ribeiro quer Flamengo focado na semifinal do Mundial