20 Anos
Mais de 400 Clientes

Variedade > Tecnologia

Fonte: tecmundo | Imagem: tecmundo | Link Notícia

13/08/2019

Nokia trabalha para que Brasil sedie o maior leilão de 5G do mundo

Informacoes Compartilhadas Tecmundo

Mesmo enfrentando fake news sobre pombosantenas parabólicaspossíveis atrasos e um resultado financeiro menor do que o esperado, a quinta geração da telefonia celular, o 5G, poderá chegar ao Brasil pela porta da frente — pelo menos é o que a Nokia espera ao negociar com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) a realização, em março, do que seria o maior leilão do espectro do mundo, além de fazer do País um dos primeiros da América Latina a implementar a rede de comunicação.

Em jogo estão as frequências de 2,3 GHz e 3,5 GHz, alocadas em maio pela Anatel, e outras bandas, como 26 GHz e 700 MHz, para comunicações de baixa latência para uso industrial, ainda a serem adicionadas.

"As joias da coroa são certamente os blocos em 26 GHz e 700 MHz, mas quanto mais frequências disponíveis, menor deve ser a especulação de preço. Se as quatro forem leiloadas conjuntamente, será a maior venda no mundo", afirmou o diretor de Soluções para a América Latina da Nokia, Wilson Cardoso.

Depois de lançar a primeira rede comercial 5G do Uruguai em parceria com a operadora estatal Antel, o grupo finlandês dirigiu sua atenção para o Brasil (seu maior mercado na América Latina), testando tecnologias para 5G desde fevereiro de 2018 em parceria com a TIM e outras operadoras brasileiras (a empresa não revela quais).

https://www.actionsdata.com/blog/2019/01  /es-el-5g-la-nueva-imprenta-de-gutenberg
A Nokia está testando tecnologia 5G em parceria com operadoras brasileiras. (Fonte: ActionsData/Reprodução)

Em 5 anos, 5G em todo o País

Previsto para acontecer março de 2020, o leilão deverá movimentar R$ 20 bilhões. Por conta das obrigações de investimentos impostas às empresas, como cobertura em áreas mais afastadas, a arrecadação poderá ser menor. Se tudo der certo, a nova frequência estará disponível nas capitais a partir de 2021 e em 3 anos em lugares mais distantes dos grandes centros urbanos.



Notícias Relacionadas
Confiança do comércio sobe 1,7 ponto em fevereiro

Economia

Confiança do comércio sobe 1,7 ponto em fevereiro

Bancos fecham na segunda e terça-feira de carnaval

Economia

Bancos fecham na segunda e terça-feira de carnaval

Inflação da construção sobe para 0,35% em fevereiro

Economia

Inflação da construção sobe para 0,35% em fevereiro

Coronavírus: mais passageiros deixam navio de cruzeiro no Japão

Mundo

Coronavírus: mais passageiros deixam navio de cruzeiro no Japão