18 Anos
Mais de 400 Clientes

Internet > Projetos e Instalações > Data Center ou CPD

DATA CENTER OU CPD - CENTRO DE PROCESSAMENTO DE DADOS

O Centro de processamento de dados – CPD, também conhecido como data center é o local onde ficam localizados os sistemas computacionais de uma organização.

Tais sistemas servem para fornecimento de determinados serviços computacionais como armazenamento de dados, impressão de documentos, segurança, processamento de dados, entre vários outros.

Pode se exemplificar um Provedor de Serviços de Internet (ISP), o qual provê serviços de “websites”, “e-mails”, autenticação de usuários, etc.

Todo esse trabalho é executado dentre de computadores servidores que ficam alocados geralmente dentro de salas climatizadas e com grau de segurança elevado para garantir a preservação e sigilo dos dados.

Estes CPDs geralmente têm sua instalação feita de forma redundante para evitar falhas no fornecimento do serviço, como equipamentos “no-break” e geradores que mantém a energia, mesmo quando lhes falta.

Os computadores são preparados para a substituição de discos rígidos, memórias e processadores, mesmo sem a necessidade de serem desligados. Dentre várias outras tecnologias para manter os sistemas ligados e em funcionamento (“on-line”).

Tais CPDs como tem acesso externo com outras redes e por vezes com a internet, sempre contam com sistema de segurança de modo a proteger a estrutura lógica dos dados.

Ou seja, além da grande proteção construída para a infraestrutura, tem-se que pensar na segurança dos dados ali armazenados de possíveis ataques “hackers” ou de espiões industriais. Para isso há o investimento pesado em antivírus, firewall, criptografia e controle de acesso de usuários.