18 Anos
Mais de 400 Clientes

Internet > Projetos e Instalações > Rede Física e Óptica

O QUE É

A implantação e o funcionamento de redes de telecomunicações destinadas a dar suporte à prestação de serviços de interesse coletivo são organizadas como vias integradas de livre circulação, sendo obrigatória a sua interconexão e operação integrada.

No que tange o direito de propriedade sobre a rede, este fica condicionado ao dever de cumprimento de sua função social.

A interconexão é a ligação entre redes de telecomunicações funcionalmente compatíveis, de modo que os usuários de serviços de uma das redes possam comunicar-se com usuários de serviços de outra ou acessar serviços nela disponíveis.

Nada obstante, as condições para a interconexão de redes são objeto de livre negociação entre os interessados, mediante acordo, observado o disposto na legislação.

No que tange a estrutura a rede é formada basicamente por cabos metálicos ou ópticos, os quais são originados na central técnica – CPD ou DATA CENTER – da prestadora do serviço de comunicação multimídia, ou comumente chamado de provedor de internet, e vão até a residência, domicílio ou estabelecimento do assinante.

Além dos cabos, a depender da distância e o meio utilizado para transporte dos sinais audiovisuais, são colocados equipamentos como filtros, retransmissores ou reforçadores de sinal, tudo isto para que o assinante receba um serviço de qualidade.

A infraestrutura do sistema, a composição da rede, os padrões de modulação, compressão e de codificação pretendidos, são discriminados no projeto de instalação que deve ser elaborado por profissional habilitado e que posteriormente é submetido a Agência Nacional de Telecomunicações para ser aprovado.

 

SUA COMPOSIÇÃO

Uma rede física ou óptica, seja ela para distribuir os serviços de TV a Cabo, Telefonia ou Internet, é formada basicamente por: cabos coaxiais ou de fibra óptica; amplificadores; tapes; moduladores; caixas de distribuição para os assinantes.

 

COMO FUNCIONA

A rede física ou óptica parte do CPD – Centro de Processamento de Dados ou DATA CENTER da prestadora dos serviços de SCM, que utiliza desta forma de conexão e passa por ruas e pontos estratégicos pré-determinados. Seu destino final é a entrega do sinal na casa ou estabelecimento do assinante.

Ao longo de sua extensão, serão instalados equipamentos denominados de amplificadores/roteadores (melhoradores e distribuidores de sinal) e caixas de distribuição (pontos de espera) que servirão para posteriormente a prestadora conectar seus assinantes a rede mestre, que por sua vez dará acesso ao conteúdo oferecido.

Para fixação de sua rede física ou óptica, a prestadora dos serviços utiliza-se geralmente da estrutura de postes, pertencentes às prestadoras do serviço de energia elétrica e sujeitas à normativas especificas editadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica - Aneel.

Para que isso seja possível, antes de iniciarem a implantação de uma rede física ou óptica, as empresas que distribuem os sinais devem formalizar com as companhias de energia elétrica o denominado “Contrato de Compartilhamento de Postes”.

A prestadora do serviço encaminha projeto à companhia de energia elétrica, juntamente com a documentação instrutória com a descrição dos postes que pretende utilizar, após aprovado pagará mensalmente pelo aluguel de cada poste.

Não existe uma tabela de valores cobrado pelas companhias de energia elétrica pelo aluguel de suas redes de postes. O entendimento é feito diretamente entre as partes, variando de uma companhia de energia para outra.

 

O QUE A PLUG PODE FAZER POR VOCÊ

Na implantação de uma rede de física ou óptica a PLUG – Consultoria e Projetos, colabora com seus clientes, nos seguintes quesitos:

 - Escolha dos equipamentos a serem utilizados;

 - Orçamentos;

 - Instruções técnicas de cada item composto;

 - Instalações de campo;

 - Configuração e ajuste da rede;

 - Formatação do Contrato de Compartilhamento de Postes junto às companhias de Energia Elétrica;

 - Outros itens não aqui especificados;

INTERNET RÁPIDA E CONSTANTE. FIBRA ÓPTICA É ISSO.

PLUG – Consultoria e Projetos!