CENTRAL DO CLIENTE



26/08/2013

Governo decide manter o cronograma gradual no apagão da TV Analógica. Desligamento será feito por etapas, iniciando em 2016

Inicialmente o apagão analógico seria feito de uma só vez

O Governo Federal vai manter o cronograma gradual de desligamento da TV analógica, mas está trabalhando para reduzir o número de cidades afetadas em 2015.

Foi o que afirmou no último dia 21 de agosto, a secretária interina de Serviços de Comunicação Eletrônica do Ministério das Comunicações, Patrícia Ávila, durante o Congresso da Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET), realizado em São Paulo.

Anteriormente previsto para ocorrer de uma só vez em todas as cidades do país, em 2016, o apagão analógico será realizado em etapas, de acordo com decreto presidencial publicado no fim de julho.

Agora, o período de transição da TV analógica para a digital começa em janeiro de 2015 e deve terminar em dezembro de 2018.

De acordo com dados da Anatel, são 724 as cidades atendidas pelo sinal digital, que poderiam ter o sistema analógico desligado já na primeira etapa do apagão analógico, permitindo a licitação da faixa de 700 MHz no mesmo ano.

A faixa de 700 MHz, hoje ocupada pelas emissoras de TV analógicas, será destinada à oferta do 4G.

A medida, no entanto, pode causar impacto sobre a cobertura de outras cidades. "Por este motivo, o Ministério das Comunicações e a Anatel estão trabalhando internamente para reduzir o número de cidades o máximo possível, de modo que o impacto causado, pelos custos envolvidos, seja o menor possível", explicou Patrícia Ávila.

Para a secretária, é possível promover uma transição tranquila e segura, tanto para o telespectador quanto para o radiodifusor.

"Faremos o apagão apenas nos locais em que seja realmente necessário. Precisamos de um prazo maior para que todos possam se programar", destacou, observando que a meta do governo é que todos os brasileiros possam ter acesso ao sinal digital até o fim de 2018.
           
Esta informação é replicada do website oficial do Ministério das Comunicações

VENHA PARA A PLUG


Tempos o conhecimento e a experiência que facilitam todo o processo de obtenção de outorga de um serviço de comunicação. Conduzimos o seu projeto de forma rápida e segura para o alcance de seu objetivo.