CENTRAL DO CLIENTE



08/11/2017

Começa nesta quarta-feira (08) o desligamento do sinal analógico de TV no Estado de Minas Gerais.

O desligamento do sinal analógico de televisão em Belo Horizonte e mais 38 cidades de Minas Gerais começa nesta quarta-feira (8) e será concluído em 22 de novembro.

A decisão foi tomada durante reunião do Gired, grupo responsável pela implantação da TV digital no Brasil, que analisou os números do Ibope sobre a implantação da TV digital na região.

Segundo a pesquisa, concluída em 4 de novembro, 89,25% dos domicílios dos 39 municípios estão preparados para receber o sinal digital.

No entanto, para que as transmissões analógicas sejam encerradas, é preciso atingir o percentual mínimo de 90% das residências, conforme estabelece portaria do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

A data final para o desligamento do sinal analógico em Belo Horizonte e região metropolitana é a mesma do Rio de Janeiro e outras 18 cidades. No estado do Rio, a transição para a TV digital teve início no dia 25 de outubro.

Antes do desligamento total, uma nova pesquisa Ibope será realizada na capital e outros 18 municípios do Rio de Janeiro para medir o índice de recepção do sinal digital nos domicílios. Já nas cidades de Minas Gerais, o Gired decidiu que não será necessário um novo levantamento.

 

Kits

Nas 39 cidades mineiras, já foram distribuídos 352 mil kits de conversores digitais para as famílias beneficiárias de programas sociais do governo federal.

Esse número representa 73% do total de equipamentos que deverá ser entregue. A distribuição continuará sendo feita até 45 dias depois da data final do desligamento do sinal analógico.

A transição para o sistema de TV digital em Belo Horizonte e outras cidades da região metropolitana deverá beneficiar uma população de 5,5 milhões de pessoas.

O agrupamento inclui os municípios de Araçaí, Baldim, Belo Horizonte, Betim, Brumadinho, Cachoeira da Prata, Caeté, Capim Branco, Confins, Contagem, Esmeraldas, Florestal, Fortuna de Minas, Funilândia, Ibirité, Igarapé, Inhaúma, Itaúna, Jequitibá, Juatuba, Lagoa Santa, Mário Campos, Mateus Leme, Matozinhos, Nova Lima, Pedro Leopoldo, Prudente de Morais, Raposos, Ribeirão das Neves, Rio Acima, Sabará, Santa Luzia, São Joaquim de Bicas, São José da Lapa, São José da Varginha, Sarzedo, Sete Lagoas, Taquaraçu de Minas e Vespasiano.

 

Balanço

Até o dia 22 de novembro, a implantação do Sistema Brasileiro de TV Digital vai abranger 193 municípios e beneficiar uma população de cerca de 60 milhões de pessoas.

Desde o início do processo, o sinal analógico já foi desligado em Rio Verde (GO); Brasília e 9 cidades do entorno do Distrito Federal; São Paulo e 38 cidades do estado; Goiânia e mais 28 municípios de Goiás;

Recife e outras 13 cidades de Pernambuco; Salvador e mais 19 cidades da Bahia; Fortaleza e outras 14 cidades do Ceará; Vitória e mais seis cidades do Espírito Santo.

Pelo cronograma, em 29 de novembro, será a vez de Campinas (SP) e mais 84 cidades próximas; Franca (SP) e outros 24 municípios da região; Ribeirão Preto (SP) e mais 19 cidades; Santos (SP) e outras oito cidades; e mais 19 cidades do Vale do Paraíba, também no estado de São Paulo.

 

Região Norte

Durante a reunião do Gired, também foi aprovada a antecipação da data de desligamento do sinal analógico de TV em capitais da Região Norte do país. 

Nas cidades de Boa Vista (RR), Macapá (AP), Palmas (TO), Porto Velho (RO) e Rio Branco (AC), a implantação do sinal digital vai ocorrer em 14 de agosto de 2018. Pelo cronograma inicial, a data prevista era 28 de novembro de 2018.

VENHA PARA A PLUG


Tempos o conhecimento e a experiência que facilitam todo o processo de obtenção de outorga de um serviço de comunicação. Conduzimos o seu projeto de forma rápida e segura para o alcance de seu objetivo.