CENTRAL DO CLIENTE



23/10/2017

Sinal de TV Analógico será desligado em Vitória/ES, Rio de Janeiro/RJ e mais 24 cidades neste dia 25 de outubro.

O sinal analógico de televisão será desligado em Vitória e mais 6 cidades do Espírito Santo nesta quarta-feira (25).

No Rio de Janeiro e outros 18 municípios do estado, a transição para o sistema digital vai começar nesta quarta-feira (25) e se estenderá até 22 de novembro.

A decisão foi tomada pelo Gired, grupo responsável pela implantação da TV digital no Brasil, e será encaminhada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) para homologação.

Pesquisa Ibope apresentada durante a reunião do Gired nesta segunda-feira (23) mostrou que, no agrupamento de cidades do Espírito Santo, o percentual de residências aptas a receber a TV digital já chega a 91%, o que permite o desligamento do sinal analógico nesta quarta-feira.

A mudança vai abranger Vitória, Cariacica, Fundão, Guarapari, Serra, Viana e Vila Velha. Nestes sete municípios, moram 1,9 milhão de pessoas.

Já o levantamento realizado no Rio de Janeiro e cidades do entorno apontou que o índice de domicílios preparados para receber o sinal digital é de 87%.

Para ocorrer o desligamento, o percentual mínimo exigido é de 90%, conforme portaria do MCTIC. Por essa razão, o Gired decidiu pelo desligamento gradual do sinal analógico na região, entre os dias 25 de outubro e 22 de novembro.

Além da capital, o grupo de cidades do Rio de Janeiro inclui Belford Roxo, Duque de Caxias, Guapimirim, Itaboraí, Itaguaí, Japeri, Magé, Maricá, Mesquita, Nilópolis, Niterói, Nova Iguaçu, Petrópolis, Queimados, São Gonçalo, São João de Meriti, Seropédica e Tanguá. Em todas essas cidades, a população atingida soma 12, 4 milhões de pessoas.

O Gired também decidiu que uma nova pesquisa será realizada no Rio de Janeiro antes da data final para concluir o desligamento. O objetivo é confirmar o alcance do sinal digital entre os domicílios das cidades do agrupamento.

Durante as discussões, os integrantes do grupo apontaram que o Rio de Janeiro tem variáveis que diferenciam a cidade de outras onde já ocorreu o desligamento, como a questão da segurança, que pode dificultar o acesso da população à digitalização.

Com o desligamento do sinal analógico da TV aberta, a programação das emissoras fica disponível somente no formato digital, mas os canais abertos devem apresentar na tela, durante 30 dias, cartelas informativas ao telespectador sobre a mudança.

O sistema digital permite à população receber uma programação com melhor qualidade de imagem e som, sem interferências, como chuviscos ou fantasmas.

 

Kits

Durante a reunião do Gired também foi apresentado um balanço sobre a distribuição gratuita dos kits de conversores digitais para as famílias incluídas em programas sociais do governo federal.

No Rio de Janeiro, já foram entregues 72% do total de 922 mil kits previstos, com conversor e antena. Já em Vitória e região, 76% do total de 137 mil equipamentos já foram distribuídos.

Depois da data final do desligamento, a entrega dos kits continua sendo feita para os beneficiários de programas sociais por mais 45 dias.

 

Cronograma

No cronograma de implantação do Sistema Brasileiro de TV Digital, em 8 de novembro, o sinal analógico será desligado em Belo Horizonte e mais 38 cidades da região metropolitana.

Já em 29 de novembro, é a vez de Campinas (SP) e mais 84 cidades próximas; Franca (SP) e outros 24 municípios da região; Ribeirão Preto (SP) e mais 19 cidades; Santos e outras oito cidades (SP); e mais 19 cidades do Vale do Paraíba, também no estado de São Paulo.

Desde o início da implantação da TV digital no Brasil, o sinal analógico já foi desligado em Rio Verde (GO); Brasília e 9 cidades do entorno do Distrito Federal; São Paulo e 38 cidades do estado; Goiânia e mais 28 municípios de Goiás; Recife e outras 13 cidades de Pernambuco; Salvador e mais 19 cidades da Bahia; Fortaleza e outras 14 cidades do Ceará. 

VENHA PARA A PLUG


Tempos o conhecimento e a experiência que facilitam todo o processo de obtenção de outorga de um serviço de comunicação. Conduzimos o seu projeto de forma rápida e segura para o alcance de seu objetivo.