15/02/2024
Ministro das Comunicações determinou a disponibilização de dois canais de TV e de duas rádios em cada região do país.
O Ministério das
Comunicações (MCOM) iniciou o processo de licitação para concessão de 10 novos
canais de TVs e de 10 novas rádios FM para universalizar o acesso da população
aos meios de comunicação.
Para isso, o
ministro das Comunicações, Juscelino Filho, determinou a disponibilização de
dois canais de TV e de duas novas rádios FMs em cada região do país. Eles devem
iniciar a transmissão em locais que ainda não contam com o serviço.
“É um setor
responsável e regulado, que tem responsabilidade sobre si e que busca a cada
dia passar uma informação confiável à sociedade brasileira. Por isso, atuamos
no sentido de expandir a radiodifusão em nosso país, uma prioridade do governo
do presidente Lula”, afirmou Juscelino.
Para aprovar o
lançamento do edital, o Ministério das Comunicações enviou o Extrato de
Licitação ao Tribunal de Contas da União (TCU). No documento constam as
localidades, frequências e o cronograma previsto para a licitação.
O extrato deve
ser enviado para o TCU 150 dias antes do lançamento do edital. Já a minuta deve
ser enviada com até 90 dias de antecedência. O edital, por sua vez, só pode ser
publicado após a aprovação da minuta pelo Tribunal.
O lançamento do
edital faz parte do processo de desestatização dos canais para que possam ser
explorados por empresas e entidades. As concessões são de 10 anos para as
rádios e 15 anos para as TVs.
Parceria com UnB
O secretário de
Comunicação Social Eletrônica do Ministério das Comunicações, Wilson Wellisch,
explica que se trata de um importante passo para a retomada dos processos
licitatórios para concessão de novas rádios no Brasil, o que não ocorre desde
2010.
“A partir desse
processo que se inicia agora, iremos testar a metodologia de cálculo para
estabelecimento de preços de referência para licitações de radiodifusão, que
está em desenvolvimento pelo Ministério das Comunicações, em parceria com a
Universidade de Brasília, e que, se aprovada de forma inédita pelo Tribunal de
Contas da União, servirá de base para todas as licitações a serem conduzidas
pela pasta", adianta.
A parceria do
MCom com a UnB foi firmada por meio de um Termo de Execução Descentralizada
(TED). A nova metodologia utilizará dados atuais de mercado para a composição
do preço mínimo de outorga.
A partir de
tratativas anteriores com o próprio TCU, o preço mínimo será calculado
utilizando de parâmetros de Valor Presente Líquido (VPL), para que o montante a
ser cobrado reflita o real valor econômico - ou seja, o valor de mercado - da
prestação do serviço, por meio da utilização da faixa de frequência respectiva.
Universalização
De acordo com
dados do Painel de Radiodifusão do MCOM, o país conta com 3,7 mil outorgas de
rádios FM. Elas estão distribuídas em cerca de 2 mil municípios. Quanto ao
serviço de TV, há no momento 300 outorgas de geradoras de sinal de TV comercial
aberta.
Para a escolha
das localidades, foram selecionadas as duas cidades mais populosas de cada
região do país e somente as que não têm outorgas vigentes para o serviço de FM
e de geradora de TV.
Confira abaixo as localidades que serão atendidas pelo edital:
Sena Madureira/AC FM
Belterra/PA FM
Casa Nova/BA FM
Cotriguaçu/MT FM
Guabiruba/SC FM
Petrolina de
Goiás/GO FM
Quatro Barras/PR FM
Simões Filho/BA FM
Salto de
Pirapora/SP FM
São F. do
Itabapoana/RJ FM
Ananindeua/PA TV
Açailândia/MA TV
Itu/SP TV
Jacarezinho/PR TV
Osório/RS TV
Parauapebas/PA TV
Porto
Seguro/BA TV
Sete Lagoas/MG TV
Sorriso/MT TV
Três Lagoas/MS TV
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